A banda CHAVÕES da Zona Norte de São Paulo, inicia-se no ano de 2003.
Quando o vocalista Pbeck começou a escrever e relatar seus pensamentos no intuito de fazer um som,juntamente com outro vocal deram inicio ao projeto, se convencendo que era isso mesmo que queriam.
Logo em seguida entrou um DJ motivado pelas letras, que contribuiu muito com seu Teclado e sua Pick-Up,trazendo a sonoridade que necessitavam para fazer o som que inicialmente imaginavam, mais voltado para o RAP (Underground).
No período de 2003 a 2005 foram muitas criações e gravações caseiras, registro do nome da banda e das letras. Como Pbeck mesmo mencionou, "foi preciso montar bem a estrutura pois sabia que CHAVÕES tinha vindo pra ficar."
O nome CHAVÕES vem do pixo e do grafite expressões que já representava os membros e os demais da familia CHAVÕES.
As influências desde o inicio vem do Rock/HipHop ao (RapCore, Nu Metal) e até mesmo do Reggae.
A partir dessa fusão sonora, e por se identificarem com essas vertentes, o som se expandia e junto a necessidade de outros integrantes.
Foi quando em 2005 entro o irmão do DJ na Bateria um Baixista, e dois Guitarristas, formando assim a banda CHAVÕES.
Foram quase um ano de ensaio e preparação para a primeira apresentação da banda que aconteceu no ano de 2006. Junto vieram novas experiências, novos apreciadores da banda e novas descobertas que a impulsionou ainda mais.
2007 foi um ano marcado por muitos shows, onde a banda ocupou seu espaço na cena underground e obteve reconhecimento do público, sempre presente em seus shows. O ano foi muito importante pois reforçou que a banda CHAVÕES da Zona Norte de São Paulo tinha vindo pra ficar.
No ano de 2008 foram 4 apresentações com essa formação, quando por razões pessoais saíram da banda o DJ, o baterista o baixista e um guitarrista, ficando dois vocal e um guitarra.
Automaticamente a banda voltava à raiz, gravando algumas músicas semelhantes às do início (Rap), porém com mais experiência e recursos mais atuais.
Foi quando lançaram uma Mixtape em parceria com o MC CB Quartel General que já fazia um Rap a alguns anos e era morador do mesmo bairro do vocalista Pbeck.
O titulo da Mixtape é ( Terra dos leões ) contém duas faixas, "Terra dos leões" e a "Mundo em decomposição" na base do Reggae. Música que foi feito um Videoclipe e teve muitos acessos e elogios. Muitos sites e blogs específicos da cena musical fizeram matérias, e disponibilizaram para Download a Mixtape ( Terra dos leões ).
Ainda em 2008 fizeram alguns shows de lançamento da mixtape e no final do ano a banda reformulou-se entrando um baterista, um baixista e mais um guitarrista.
No ano de 2009 a banda ficou em estúdio 5 mês reformulando e adaptando as músicas. Com essa formação a banda realizou 5 shows até o final do ano quando saiu um vocal e um guitarrista ficando então um (quarteto).
Com a saída do outro vocal (Eduardo),se foram algumas letras que eram bem pessoais e a banda resolveu da uma cara mais elaborada ao som. Foi nesse momento que decidiram fazer um som mais centrado e direcionado. O tempo e as experiências foram fatores determinantes na evolução da banda.
Em 2010, a banda veio com uma cara nova, o (início de uma nova era). Toda a caminhada e a vontade de passar sua mensagem estavam nítidas em suas apresentações nesse ano.
A repercussão das novas músicas foi a prova de que estavam no caminho da evolução.
A banda ficou em estúdio de Maio à Setembro de 2010 para gravar o EP (DESTRUINDO BARREIRAS), que contém seis faixas, duas antigas (clássicos da banda) e quatro inéditas que trazem uma proposta mais atual.
Em 2011, entrou um novo baterista, foram 15 shows e 2 participações em programas de TV aberta, (JustTV) e (KAZTV) onde a banda tocou suas músicas e falou sobre o EP e sua trajetória.
Em Novembro do mesmo ano a banda entrou em estúdio para gravar seu primeiro CD oficial intitulado (CHAVÕES), escolhido em consideração à todo o contexto, trajetória e estilo de vida que envolve a banda. A arte escolhida para a capa foi uma lata de Spray, uma forma de demarcar mesmo, como a própria origem do nome que vem do pixo e do grafite.
O álbum “CHAVÕES” contem 10 faixas (100% oque é o Chavões mesmo). Quatro delas o mais puro rap, relembrando de como surgiu o som no início, quatro com peso e essência de efeitos marcantes da banda, uma introdução e uma instrumental.
O CD (CHAVÕES) foi lançado em maio de 2012, ano em que a banda fez 6 shows e deu uma entrevista para o Programa Frequência da Mata (Edição 36) divulgando o CD.
No final do ano de 2012 entra um novo guitarrista para somar nas cordas com o já guitarrista da banda, Fábio.
Em 2013 a banda completa (10 anos de atividade).
Com 10 anos de caminhada, em 11 de Janeiro a banda realizou seu primeiro show do ano e no mês de Abril começou uma nova fase nessa jornada de anos pois ocorreu 2 Pocket Shows só com as faixas em Rap do CD (CHAVÕES). Isso demarcou o início das apresentações com o repertório só RAP, uma vertente forte desde o início que mais cedo ou mais tarde viria acontecer completando essa fusão sonora que é o som do CHAVÕES mesmo.
A intenção da banda sempre que possível foi tocar os dois repertórios juntos,por já ter tido DJ na formação e por não ver distinção de ambos estilos. Tanto tocar com a banda em evento de RAP ou só tocar RAP em eventos com bandas, como já veio acontecendo esse ano.
Foi uma etapa inovadora ,sem a banda e o Fábio assumindo o vocal junto com o Pbeck.
Em maio já estavam prontos para gravar (Remixada) as 2 faixas em parceria com o CB Quartel General a ( Terra dos leões e Mundo em decomposição) .
Foi quando algo muito triste aconteceu,a partida do pai do vocalista Pbeck (SrJósé)
desse plano espiritual,que abalou a todos e trouxe luto ao CHAVÕES que precisaram de tempo para aliviar a perda e retomar aos poucos as atividades.
Ao retornar, por razões pessoais saíram da banda o baixista, o baterista e um guitarrista, ficando somente o Pbeck e o Fábio que desta vez não priorizaram uma reformulação da banda de imediato ,para dar ainda mais ênfase ao RAP.
Em setembro foi gravada a Remixtape ( Terra dos Leões ) em parceria com o CB Quartel General, que teve o lançamento em Outubro .
Foram 3 shows com repertório RAP e somente com o Fábio e o Pbeck na formação.
Em 14 de Dezembro, foi a última apresentação do ano, com banda, com a formação que teve de 2009 à 2011.
Acharam relevante reunir-se sem compromisso para fechar o ano, já que o espaço vem incentivando a cena independente do Rock, Reggae e Rap e é no mesmo bairro onde residem todos membros dessa formação da banda e tambem uma oportunidade para rever e reunir os amigos.
O primeiro show de 2014 foi em 01 de fevereiro e foi uma (( reprise )) do último de 2013.
No mesmo local e com a mesma formação.
Devido a repercussão que teve, frequentadores da casa e adeptos do som, pediram essa nova apresentação com banda, que de momento ficou só por ae.
Em seguida Pbeck e Fábio deram continuidade aos shows com o repertório só em Rap.
Nesse mesmo período se focaram também em criar novas músicas, que já existiam como banda e readaptaram para a versão em Rap, aumentando assim o repertório.
Foram 6 shows ate o mês de junho.
Foi quando a banda se reformulou, retornando o baixista que a banda teve de 2009 a 2011 e entrando um novo baterista.
A partir dai começaram a trabalhar em novas músicas, aonde ocorreu justamento o inverso do que Pbeck e Fábio tinham feito recentemente, dessa vez readaptaram para banda músicas já existentes na versão em Rap.
Com todas essas novas músicas de conteúdo temático e versões invertidas, que representava como que a continuação do CD ( CHAVÕES ) lançado em 2012.
Decidiram fazer um registro único com todo esse material, foi quando surgiu a ideia de um novo álbum e o nome não poderia ser outro, se não ( CHAVÕES 2 ).
"CHAVÕES 2" é uma compilação do CD homônimo "CHAVÕES" lançado em 2012 por trazer a mesma temática na proposta e no conteúdo. Tanto o som com banda como o Rap Também com 10 faixas com versões alternadas, músicas já lançadas com banda agora na versão Rap e músicas que eram Rap virá com banda. Já que nesse CD também é justamente isso, a demonstração que não há distinção em ambos estilos, que sempre fizeram e fazem parte da raiz e influências dos mesmos. Nada mais justo que o titulo ser "CHAVÕES 2" Chavões é isso , o peso e a essência de efeitos marcantes da banda de sempre e o Rap, característica forte que marca em nossa sonoridade, juntamente com toda vivência e ideologia.
No mes de setembro após anos, a banda volta a ter DJ, elemento importante que completa muito na sonoridade da Banda e no repertório Rap.
Com essa nova formação da banda, foram 5 shows até 13 dezembro , data do ultimo show de 2014
No mesmo mês de dezembro foi finalizada toda a gravação do CD ( CHAVÕES 2 ).
Encerrando o ano assim, na Mixagem e Masterização do mesmo.
O ano de 2015 já começa com mudança,entrando um novo baixista para a banda
Dia 27/02 foi o primeiro show de 2015, na formação Rap e dia 02/04 foi o lançamento "virtual" do CD ( CHAVÕES 2 )
Foram alguns shows na formação Rap, mais a maioria com a formação de banda divulgando o
CD ( CHAVÕES 2 ).
No mês de outubro novamente a banda volta a mexer na formação, sai o DJ e entra um novo Baterista.
No dia 15 do mesmo mês a banda lança o do documentário ( A SAGA ).
Documentário que traz um resumo da trajetória da banda
10 anos de arquivos de fotos, áudios e vídeos *(Boa parte dos vídeos inéditos)*
De 2006 a setembro de 2015
14 formações, vários picos clássicos do cenário underground,
alguns que já não existem mais e muita vivencia, afinal são 10 anos de registros.
Dia 15 de Dezembro foi o lançamento oficial do video clipe da música " Esquiva" que faz parte do CD ( CHAVÕES ).
Fechando assim o ano.
O primeiro show do ano de 2016 foi em 10/02 na formação Rap.
com a repercussão do video clipe da música "Esquiva", que teve muito boa aceitação e divulgação
A banda CHAVÕES estabeleceu uma amizade com a banda THRYMHEYM da Ítália, onde lançaram a música em parceria com o título CORRUPTOS NA MIRA - CORROTI NEL MIRINO.
Música que teve o lançamento dia 30 de Março.
Tendo muito boa aceitação de divulgação não só no Brasil e Ítália como demais Países.
Logo na sequência a banda passa a priorizar a criação de músicas inéditas mas mantendo a agenda de shows tanto na formação em Rap como a banda.
Dia 12 de Dezembro foi o lançamento da música ( RENDER-SE JAMAIS )
Música em parceria com o MC Renan do Grupo de Rap "INSTINTO FAVELA".
No ano de 2017 a banda seguiu em estudio nas criações, readaptando e reformulando algumas musicas com duas guitarras, mas mantendo a agenda de shows.
Em Junho foi lançada a música "Rajadas de ódio" em parceria com Marino vocalista da banda THRYMHEYM da Itália.
Em JUlho foi lançado o video clipe da música "Render-se jamais", tendo muito boa aceitação do público.
Em novembro a banda começa a gravação das novas músicas.
Dia 07 de fevereiro de 2018 foi o lançamento da musica "Destruindo Barreiras", totalmente com uma cara nova e com participação especial do percussionista Falcão, ela veio com um Lyric video que teve muitos acessos e elogios
CHAVÕES 2019 (16 Anos)
O nome CHAVÕES vem desde 95 quando 3 amigos da Zona Norte de São Paulo, adotaram no Pixo e no Grafite.
Demarcando o local onde moravam, e os demais da familia CHAVÕES. Tornando-se referencia dos mesmos.
Nessa mesma época Pbeck já tinha uma letra (Bombardeando o Sistema), e nem imaginava que muitos anos depois viria a se reformular e fazer parte de um álbum oficial da banda ( Faixa 6 do EP Destruindo Barreiras ).
No final da de década de 90 muito influenciado pelas bandas e grupos que marcaram época e que servem de inspiração até hoje,e por toda vivencia e a forte ideologia, a vontade de se expressar levando a mensagem através do som só aumentava,(sairia dos muros para os palcos).
Os anos seguintes foram os primeiros contato com a música na prática, e as primeiras descobertas.
Era contagiante a vontade de inicio de tirar um som, que por um tempo teve ate backing vocal feminino.
Foi uma faze muito relevante que serviu para impulsionar e fortalecer.
Independente do som ou da formação o nome com certeza seria CHAVÕES por todo significado e pela escolha unanime.
Foi quando em 2003 Pbeck e um amigo que morava no mesmo bairro, e sempre andavam de skate juntos começaram a escrever no foco, oficializando o inicio do projeto se convencendo que era isso mesmo que queriam.
Na sequencia entro um DJ que também morava perto, motivado pelas letras trazendo a sonoridade que necessitavam no momento.
Nesse período foram muitas criações e gravações caseiras em fita K7.
Em 2004 foi registrado o nome CHAVÕES junto ao INPI ( Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Sabiam que era preciso montar a estrutura pois CHAVÕES da Zona Norte de São Paulo tinha vindo pra ficar.
As pessoas mais próximas já cobravam a apresentação do grupo, que começou fazendo RAP com as bases criadas em um teclado (Yamaha PSR-180).
Logo se viram na necessidade de dar mais vida ao som, foi ae que por força maior do destino entro o irmão do DJ como Baterista um Baixista e dois Guitarristas um deles o Fábio.
Junto com o Pbeck são os únicos da primeira formação da banda e que seguem firme na resistência mantendo a saga e a ideologia viva até hoje.
A banda ficou quase um ano na preparação e adaptação, para finalmente fazer sua primeira apresentação no ano de 2006.
De lá pra cá foram muitos shows algumas entrevistas, muita vivencia e muita experiencia adquirida.
Muita reformulação no som, e muita mudança na formação.
E os caminhos necessários que vem com o amadurecimento, que são fundamentais quando se tem uma meta a seguir.
Em 2019 a banda completa "16 anos" de atividades !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário